Quando devo procurar um reumatologista?

Muita gente ainda tem dúvidas em relação a quando deve procurar um médico reumatologista. Há muita confusão ainda em relação ao trabalho dos ortopedistas, uma vez que as duas especialidades trabalham muito próximas, podendo ser, em muitos casos, complementos uma da outra.
Mas cada área têm sua particularidade. O ortopedista é o responsável por tratar sintomas que são seguidos de algum trauma, como por exemplo, torções, luxações, lesões e fraturas. Já os reumatologistas tratam de manifestações crônicas e acompanhadas de sinais inflamatórios, que podem dificultar o movimento.
Reumatologia é a área médica que cuida de doenças que acometem os tecidos conjuntivos, como articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.
O médico reumatologista trata de mais de 200 doenças, divididas em genéticas, inflamatórias, auto-imunes, metabólicas e degenerativas, entre outras. Por isso as pessoas têm o hábito de falar que têm reumatismo quando são diagnosticadas com alguma doença reumatológica.
Quando os sintomas do que está sentindo são crônicos e inflamatórios, por exemplo uma dor constante, que vem e que vai, sem ser causada por trauma, uma dor que limita movimentos, dor nas articulações, você deve procurar um reumatologista.
As doenças reumatológicas costumam causar fadiga, mal-estar, dor, perda de peso, dificuldade para se movimentar ao acordar, inchaço nas articulações e diminuição da flexibilidade. Tudo isso causa limitações em tarefas simples do dia a dia, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Algumas ainda podem comprometer órgãos como cérebro, pulmões, rins e coração.
A consulta com o reumatologista é essencial para realizar o diagnóstico corretamente e iniciar o tratamento de enfermidades – auto imunes ou inflamatórias .
A orientação correta e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento de doenças reumatológicas.